O Parque Florestal do Pisão, na freguesia de Carvalhais, é um espaço eco – lúdico com mais de 100 mil m². Localizado na Freguesia de Carvalhais é dos ex-libris do concelho de São Pedro do Sul. Com espécies animais e vegetais raras, de uma beleza indescritível, e equipamentos lúdicos à medida da imaginação, eis um local de culto que oferece novas formas de interagir com o ambiente e viver a montanha.
Em relação á fauna, o Parque Florestal do Pisão oferece um enquadramento natural que proporciona o repouso absoluto, tendo um Habitat natural de gaviões, Perdizes, Poupas, Gaios, Águias de asa redonda, Pombos bravos, Coelhos e Esquilos.
No Bioparque, a flora exibe-se em todo o seu esplendor. Os exemplares de medronheiros e azevinho merecem uma atenção especial, por serem espécies protegidas e já raras no país. Aos núcleos de resinosas, como cupressos, pseudotsugas e pinheiros bravos e silvestres, juntam-se, a favor da biodiversidade, choupos negros, bétulas, carvalhos e plátanos. As urzes, as estevas e as giestas amarelas e brancas conferem um colorido especial à paisagem.
Existem 13 moinhos inteiramente recuperados e a moer, ao longo de uma linha de água ornamentada com violetas, fetos, musgos e salgueiros, que ajudam a recriar o ciclo do pão. A farinha moída destina-se à confecção da broa, em fornos construídos no local para o efeito. A existência de inúmeros moinhos de água pelo concelho comprova a importância que esta tecnologia assumiu nos séculos XVII, XVIII, e primeira metade do século XX.
As infra – estruturas criadas possibilitam um conjunto de actividades que vão muito além da contemplação paisagística. Piqueniques em família, jogos e diversão para os mais novos, umas braçadas na piscina e o contacto com sabores ancestrais, como as da moagem e fabrico do pão, são algumas das opções a ter em conta.
O Bioparque proporciona ainda às pessoas que o visitam alojamento em Bungalows (desde T0 a T1) e uma casa na Montanha.
Através dos diversos equipamentos lúdicos – culturais existentes, tornam-se possíveis, vário eco - actividades. O desporto aventura (Rapel, Slide, Arvorismo, BTT, Paintball, Tiro com Arco, Orientação Diurna/Nocturna, Caça ao Tesouro, e Escalada), Jogos de Natureza, Actividades de Protecção e Preservação de Ambiente, mini-passeio a cavalo, jogos tradicionais, Futebol de 5, Voleibol, Piscina, Programas Pedagógicos, Programas de Grupos, e os Circuitos Pedestres potenciam a interacção com o ambiente, rumo a um turismo sustentável.
O Bioparque sugere ainda os seus espaços, a recepção, zona de acampamento, restaurante, bar, parque de merendas. Além destes espaços, organizam visitas culturais: Museu Rural de Carvalhais, Igreja Matriz de Carvalhais, Carvagrícola – Estufas de agricultura biológica e ervas aromáticas, Castro da Cárcoda e os Moinhos de água.