Na Carvagrícola produzimos uma agricultura Biológica, de forma a promover e melhorar a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo.
Privilegiamos o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, tendo sempre em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.
A agricultura biológica baseia-se na interacção dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos, considerados como uma cadeira indissociável, em que cada elo afecta os restantes.
Esta entidade, Carvagrícola - Ervas Aromáticas, Lda., está certificada como produtora biológica pela SATIVA - Desenvolvimento Rural, Lda. com o certificado e licença nº AVO320up. Possui 3,14 hectares produzindo hortícolas, aromáticas e materiais de propagação com a licença nº54.
Ervas Aromáticas que podemos encontrar na Carvagrícola
Alecrim Rosmarinus officinalis
Muitas vezes usado com borrego, o alecrim também é excelente com carne de porco, coelho, frango e salsichas. Tem um sabor forte, pelo que convém usá-lo finamente picado. Experimente-o em infusão em pratos doces, como cremes, molhos doces, xaropes e gelado de baunilha. Utiliza-se no tratamento de insuficiências hepáticas e vesiculares. Fortalece as memórias enfraquecidas.
Alfazema Lavandula
É um grande arbusto da família das Labiadas, originária da Europa, que apresenta flores azuladas. Estimula o cérebro, transmite calma, sabedoria. Indicada para problemas de reumatismo e para tonificar o couro cabeludo. Utiliza-se contra a asma brônquica, tosses, gripes, enxaquecas e alguns casos de reumatismo.
Arruda Ruta graveolens
Planta de odor muito forte e marcante. Suas pequenas folhas são de um tom verde-escuro e fosco. Deve ser usada com cuidado pois pode ser tóxica. Espanta mau-olhado e afugenta forças negativas.
Carqueja Baccharis trimera
A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo por muitas vezes considerada daninha. Ela não possui folhas verdadeiras e suas hastes são ramificadas e apresentam asas membranáceas, descontínuas e verdes, responsáveis pela fotossíntese da planta. Esta erva substitui o lúpulo na cervejaria caseira e serve ainda para aromatizar licores e refrigerantes. É também usada contra diabetes, obesidade e sobrepeso, alterações hepáticas e da vesícula biliar, afecções da pele, anemias.
Camomila Matricaria recutita
A camomila é uma planta versátil, com muitas qualidades. Os extratos e óleos essenciais de camomila são largamente utilizados na indústria de medicamentos, cosméticos, balas, perfumes, higiene pessoal, etc. Trata inflamações da pele em geral, queimaduras, cólicas intestinais e menstruais, cólicas infantis, nervosismo, ansiedade, insônia, prisão de ventre, enjôos, inflamações da boca e garganta, cólon irritável.
Camomila Romana Anthemis nobilis
Planta herbácea perene da Europa e regiões temperadas, cresce em terrenos férteis, leves e de boa exposição ao sol. O óleo essencial é responsável pela sua acção espasmolítica e anti-inflamatória. É usado, internamente, como tônico amargo, aperitivo, digestivo, anti-inflamatório, e antiespasmódico em infecções gastrointestinais. Externamente em dores reumáticas e em processos inflamatórios das mucosas cutâneas.
Erva Cidreira ou Melissa Melissa officinalis
Estas folhas frescas têm um sabor e um aroma semelhantes ao do limão. Utilizam-se as folhas inteiras em ponches e bebidas de frutas e as folhas cortadas em sopas e saladas. Em infusão é utilizada no tratamento de dores de cabeça, perturbações gástricas, problemas menstruais, contra enjoos e vómitos e como calmante.
Erva-príncipe Cymbopogon citratus
Analgésica, antidepressiva e antibacteriana, a erva-príncipe combate a transpiração, o pé-de-atleta e infecções da pele. É uma planta perene que cresce em grandes tufos, de folhas estreitas em forma de lâmina. Nos climas tropicais pode chegar a atingir um metro e meio de altura.
Estragão Artemisia dracunculus
O estragão é famoso pela sua aplicação em frangos, manteigas, molhos, ovos e peixe, mas também pode ser usado na carne e peças de caça e em tempero de saladas. Tem prioridades anti-espasmódicas, anti-sépticas e estimulantes.
Equinácea Echinacea purpurea
Planta que estimula o sistema imunitário e ajuda a restaurar as funções normais do organismo. O extracto de Equinácea é bastante usado na profilaxia e tratamento complementar de infecções respiratórias, gripes, resfriado comum, faringite, rinite e sinusite.
Hipericão Hypericam androsaemum
Tem propriedades sedativas e colagogas. Utiliza-se no tratamento de depressões e outras perturbações nervosas, contra insónias, diarreias, infecções ginecológicas e inflamações crónicas do estômago, do fígado, da vesícula e dos rins.
Hortelã Mentha viridis
Entre as mais importantes ervas culinárias encontra-se a hortelã, que tem uma vasta gama de sabores conforme a variedade. Como alternativa ao molho de hortelã, é excelente espetada num assado ou estufado de borrego; picada, fica bem em sopas de creme e em almôndegas. Tem um sabor interessante quando adicionada a molhos picantes de frutas e especiarias, a groselha negra, ameixas e outros frutos de Verão em calda, e fica óptima em saladas de fruta. A hortelã picada também pode ser espalhada sobre legumes cozidos. Usada contra distúrbios gastrointestinais, vermífugo, gases, analgésica, anti-séptica, anti-espasmódica, anti-inflamatório, problemas respiratórios.
Hissopo Hyssopus officinalis
Pertence à família Lamiáceas. É cultivado à escala industrial para uso farmacêutico. Serve ainda para aromatizar licores e aperitivos e, em cosmética, para preparar uma loção refrescante para as pálpebras e tonificante para a pele. Trata asma, bronquite, tosse e rouquidão.
Lúcia-lima Lippia citriodora
É uma planta aromática que se utiliza em chás para aliviar as afecções do coração, asma, bronquite, congestão, dores de estômago, enxaqueca, febre, gripe, inchaço de olhos, náuseas, vertigens, zumbidos no ouvido e serve também como calmante.
Malva Malva
Essa planta foi usada como remédio já no séc. VIII a.C. segundo os seguidores de Pitágoras a Malva é uma planta sagrada que liberta o espírito da escravidão das paixões. Seu uso proporciona a calma e boa saúde. Utiliza-se contra gastroentrites, diarreias, úlceras do estômago, catarro e obstrução das vias respiratórias com secreções.
Malva Rosa Malva
A malva-rosa é uma planta herbácea e bienal que trata Inflamações do aparelho digestivo e respiratório, tosse, asma, inflamação de mucosas em geral.
Orégão Origanum
Tem propriedades hipotensoras, por isso é utilizada, principalmente, para baixar a tensão arterial. Não deve ser utilizada por períodos prolongados.
Salva Salvia officinalis
Para combinar com tomate, alho e azeite, a salva é uma erva óptima quando utilizada com carnes gordas, como a de porco ou pato, ou com fígado. Também fica surpreendentemente bem em carne estufada com tomate, assim como em pratos quentes com queijo. A salva tem um sabor potente, pelo que deve ser usada com parcimónia. É excelente para recheios. Utiliza-se no tratamento de astemias, estados depressivos, inflamações buco-faríngeas, diarreias e menopausa.
São Roberto Geranium robertianum
Utilizado para fazer chá. Este chá é recomendado por nutricionistas para emagrecimento e, serve também, como estimulante, auxílio nas doenças cardíacas, trata problemas de estômago, hemorragias pulmonares ou nasais.
Tomilho Thymus
É adequado para pratos de longa cozedura e estufados. Ao contrário da maior parte das ervas, com excepção dos orégãos, o tomilho é tão bom seco como fresco. É maravilhoso com borrego, mas também é bom com porco, frango, peixe e ovos. Utiliza-se para combater cãibras, indigestões, tosses comvulsivas.
Tomilho Eucalipto Thymus mastichina
Planta com forte aroma a eucalipto. É utilizada sob a forma de inalações contra infecções das mucosas no aparelho respiratório e sinusites. Em infusão é utilizada contra tosses, bronquites, gripes, febres e constipações.
Tomilho-limão Thymus citriodora
O tomilho-limão apresenta folhas verdes ou, no caso de algumas variedades, amarelas ou brancas e verdes, que encantam quem as cultiva. O óleo essencial é considerado menos irritante do que o de outros tomilhos e é muito utilizado em aromaterapia para combater asma e outros problemas respiratórios, especialmente em crianças. As folhas são utilizadas para condimentar pratos de peixe, aves e saladas.
Urtiga Maior Urtiga dioica
Utilizada no tratamento das vias urinárias, do aparelho respiratório e dos catarros gastrointestinais. Aplica-se como adjuvante no tratamento de diabetes. Estimula a actividade dos glóbulos vermelhos.
Urtiga-branca Lamium alba
Utilizada para ajudar a estancar hemorragias, especialmente menstruações excessivas. Também promove a sudação, activa os rins e purifica o sangue em casos de erupções, cutâneas ou eczemas. Recomenda-se contra diarreias, hemorróides e varizes.